Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/neipsy/www/index.php on line 109
Programa de Formação em Psicanálise | Neipsy
$ dollar
$ DOLLAR
por
por
Usa
Portal do aluno
por
por
Usa
$ dollar
$ DOLLAR
edu@neipsy.org
Contato
Blog
Programas, cursos e jornadas
Congresso 2023
Nossa equipe
Analistas didatas
Sobre o instituto
Home
Por NEIPSY

Programa de Formação em Psicanálise

O programa de Psicanálise oferecido pelo New England Institute of Psychoanalysis sustenta-se em um modelo pós-freudiano e contemporâneo. Nossa proposta é de uma fundamentação contemporânea baseada nas premissas das Escolas britânica e americana.

Sobre

O programa tem duração mínima de 3 anos e máxima de 5 anos e está dividido em 6 semestres e 1 eixo integrador. O eixo integrador é desenvolvido em paralelo aos semestres durante todo o programa. Os seminários teóricos são intensivos e acontecem durante 1 sábado por mês de 9am am as 4pm.

O eixo integrador acontece uma vez por mês em um seminário de 4 horas em outro sábado do mês. Todo material base de cada seminário é fornecido eletronicamente em PDF ou link para download. Todos os seminários teóricos são gravados e disponibilizados por 10 dias na plataforma do programa. Este recurso serve para eventuais faltas ou mesmo para aqueles que queiram rever o seminário.

A disponibilidade das gravações não possuem objetivo de oferecer a flexibilidade de não participar dos seminários e apenas assistir as gravações. Nosso programa é híbrido. Ou seja, toda a parte teórica é feita online e ao vivo através da nossa plataforma digital e portanto exige presença virtual de todos matriculados no programa. Isto inclui os seminários teóricos, os encontros de escuta analítica, os seminários de casos clínicos e todas as demais atividades de conteúdo, leitura e discussão.

É exigido 75% de presença em cada Semestre. Mais de 25% de faltas implica em reprovação no semestre.

Seminário semanal: Toda segunda-feira, de 6pm às 8:00pm, via nosso Portal do Aluno.

Título: “Tópicos Gerais em Psicanálise”

Este é um seminário semanal que acontece durante todos os 3 anos de programa abordando os aspectos centrais da teoria, técnica e clínica da psicanálise.
O analista didata deste seminário para o período 2024, será o Antonio Santos,MS,LP. Licensed Psychoanalyst - 098.0133662/VT. Psicanalista e Psicólogo Clínico - CRP 06/183820. Mestre e Doutorando em Psicologia.

O programa de formação em psicanálise não é uma graduação. É uma formação nos moldes da tradição psicanalítica. O programa de formação não garante o exercício profissional e nem é oferecido para obtenção de licenças na aérea de saúde mental considerando as particularidades legais de cada estado.

AVALIAÇÃO:

O NEIPSY usa um sistema de classificação de Aprovado (A), Aprovado com deficiência (AD), Incompleto (INC) e Sem Crédito (SC). O analista em formação que faltar mais de 75% dos seminários durante um semestre recebem uma nota de Sem Crédito (NC).
APROVADO. Concedido aos analistas em formação que concluírem satisfatoriamente os requisitos do curso, de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos.
APROVADO COM DEFICIÊNCIA. Dado quando o analista em formação concluiu minimamente os requisitos do curso e é necessário rever seminários ou cumprir atividades.
INCOMPLETO. Dado quando ao analista em formação que está no caminho certo para passar no semestre, aguardando a conclusão dos requisitos. Se os requisitos do semestre não forem atendidos dentro de 30 dias da última solicitação feita pela coordenação do programa, uma nota de Incompleto será alterada para sem crédito.
SEM CRÉDITO. Dado quando o analista em formação não cumprem os requisitos do semestre. Os alunos devem repetir o semestre e cumprir seus requisitos para receber o crédito.

Detalhes

O New England Institute of Psychoanalysis tem por ideal o pensar contemporâneo da Psicanálise. Este olhar contempla teoria e clínica atual objetivando a integração do pensamento teórico com a historicidade teórica da psicanálise e com a realidade atual da clínica analítica. O sentido da psicanálise contemporâniea não aponta para o abandono dos teóricos clássicos mas possibilita o diálogo entre o histórico e o contextual, entre passado e presente, criando completude no pensar e fazer psicanalítico.

Neste sentido, o programa de Psicanálise oferecido pelo New England Institute of Psychoanalysis sustenta-se nos grandes teóricos clássicos como Freud, Klein, Bion, Winnicott, Rosenfeld, Ferenczi, Mahler, Baranger mas também no pensamento contemporâneo de Ogden, Green, Levine, Zimmerman, Ferro e outros.

Conteúdo

1º Semestre: Conceitos Fundamentais
100 horas
1. História e evolução teórica da psicanálise
2. Principais escolas psicanalíticas
3. Psicanálise e ciência da psicoterapia
4. Natureza conceitual da análise: tornando-se um psicanalista
5. Ética e clínica
6. Seminário especial de metodologia psicanalítica da pesquisa
2º Semestre: A formação do sujeito
100 horas
1. Formação da personalidade
2. Aparelho psíquico e teorias fundamentais da psicanálise
3. Pulsão, prazer, conflito e defesa
4. Narcisismos, psicopatas e a psicanálise
5. Vínculos e configurações vinculares
6. Seminário especial de metodologia psicanalítica da pesquisa
3º Semestre: Estruturas Clínicas I
100 horas
1. Mecanismos de defesa
2. Sexualidade, identidade e transtornos mentais
3. Angústia, trauma e desamparo
4. Estruturas clínicas
5. Organizações borderlines
6. Seminário especial de metodologia psicanalítica da pesquisa
4º Semestre: Estruturas Clínicas e Introdução à Técnica
100 horas
1. Transtornos psicossomáticos
2. Sonhos: aspectos conceituais, estrutura e clínica
3. Introdução à técnica psicanalítica
4. Inconsciente, linguagem e simbolismo
5. Seminário de casos clínicos I
6. Seminário especial de metodologia psicanalítica da pesquisa
5º Semestre: Técnica Psicanalítica
100 horas
1. Resistência, transferência e contra-transferência
2. Formulação psicanalítica de casos
3. Técnica e clínica psicanalítica
4. Psicanálise e psicodiagnóstico
5. Seminário de casos clínicos II
6. Seminário especial de metodologia psicanalítica da pesquisa
6º Semestre: Técnica e clínica psicanalítica
100 horas
1. Resistência, transferência e contra-transferência II
2. Formulação psicanalítica de casos II
3. Técnica e clínica psicanalítica II
4. Psicanálise e psicodiagnóstico
5. Seminário de casos clínicos III
6. Seminário especial de metodologia psicanalítica da pesquisa
Escuta analítica
120 (20 por semestre)
1. Seminários de escuta analítica I
2. Seminários de escuta analítica II
3. Seminários de escuta analítica III
4. Seminários de escuta analítica IV
5. Seminários de escuta analítica VI
6. Seminários de escuta analítica VI
Tópicos gerais em psicanálise: teoria e clínica
Horas contadas dentro das 100 horas de cada semestre
1. Seminário oferecido semanalmente para abordar diversos assuntos sobre psicanálise desde teoria à prática clínica. O programa dos seminários é construído anualmente e os seminários são oferecidos por um analista didata diferente a cada ano.
Clique aqui para ver o cronograma temático dos encontros de escuta analítica do Eixo Integrador.
Saiba mais

Análise pessoal e supervisão

A análise pessoal e a supervisão de casos clínicos fazem parte da formação do psicanalista desde os primeiros psicanalistas a partir de Freud. Considerando que a formação psicanalítica não é escolar ou acadêmica, e sim formativa, no programa de formação não existe modelo de avaliação escolarizado como testes ou provas.

O indivíduo vai encontrando sua evolução e aprendizado formativo através de sua experiência nos seminários teóricos, no processo do grupo de escuta analítica, na produção textual de artigos e relatórios, na apresentação de casos clínicos, na análise pessoal e na supervisão. Submeter-se à análise pessoal e à supervisão é integrar o tripé básico do processo formativo. Estes três elementos são indispensáveis e inegociáveis no programa.

O analista em formação deverá estar análise pessoal por pelo menos 3 anos. Além das análises pessoais, o analista em formação deverá cumprir as demais exigências do programa (seminários teóricos, escuta analítica e produção de artigos e demais atividades formativas).

Durante o processo de inscrição e candidatura ao programa, a coordenação orientará sobre os detalhes quanto as análises pessoais. Como nosso programa é híbrido, ou seja, a parte teórica oferecida virtualmente e análises pessoais e supervisão não, A NEIPSY não oferece institucionalmente análise pessoal nem supervisão tendo em vista termos alunos de diversas partes do mundo, mas auxilia os indivíduos em formação a encontrar psicanalistas em sua área de residência que estejam atuando na clínica e que possuam suas credenciais de formação psicanalítica para atender como analistas didatas e supervisores.

Após identificar os profissionais para análise pessoal e supervisão e verificar suas credenciais, o analista em formação receberá as orientações e devidos formulários para documentar seu processo de análise pessoal e supervisão. O analista para as análises pessoais não poderá ser o mesmo para a supervisão.
É responsabilidade do analista em formação estar ciente e cumprir as leis do Estado e país onde mora no que se refere a prática da psicanálise, mesmo no que se refere a atendimentos supervisados. A NEIPSY não pode garantir o direito de prática da psicanálise mesmo no que se refere a atendimentos supervisionados.

Recomenda-se, se possível, fazer análise pessoal com mais de um analista. É comum haver analistas em formação que continuam seu processo formativo além do tempo de 3 anos do programa. Neste caso, estes analistas continuam em formação até que tudo seja concluído. Sendo assim, a NEIPSY oferece o tempo mínimo de 3 anos e máximo de 5 anos para a finalização de todo o processo de formação.

Detalhes sobre Supervisão

Todos os anos, o NEIPSY oferecerá uma sessão especial para orientações gerais sobre supervisão, sempre no mês de Agosto. A supervisão começa no terceiro ano de formação e deve ir até ao final da formação. O mínimo de um ano sob supervisão é exigido pelo programa. O supervisor e o analista pessoal não podem ser a mesma pessoa.
Os analistas em formação são encorajados a obter o máximo de supervisão possível durante a sua formação. Os analistas em formação se reúnem com os supervisores semanalmente e podem usar sua supervisão para avaliar a adequação da análise de certos casos, discutir casos em andamento e desenvolver capacidade de formular casos em formulação de casos clínicos escritos.

Requisitos:

Para iniciar a supervisão, o analista em formação deve ter concluído pelo menos 4 semestres de formação devidamente aprovado em todos eles. Analistas em formação são obrigados a tratar de três a cinco pacientes diferentes ao longo do processo de supervisão.

É de responsabilidade do analista em formação escolher seu supervisor com antecedência mínima de 3 meses do início da supervisão e informar a coordenação do programa sobre sua escolha.

Caso escolha alguém que não seja recomendado pelo NEIPSY, uma solicitação formal deve ser feita ao diretor do programa para aprovação do supervisor.

É responsabilidade do analista em formação identificar e cumprir as leis e regulamentos do estado ou país onde a psicanálise e sua supervisão serão oferecidos a pacientes.

Documentação:

Ao final da supervisão, um relatório formal deve ser enviado pelo supervisor ao NEIPSY informando: a quantidade de horas de supervisão, periodicidade e qualquer outra informação relevante que aborde o trabalho de supervisão. O mínimo de um caso clínico deverá ser apresentado juntamente com o relatório do supervisor. Formato e modelo de formulação de casos clínicos será trabalhado nos seminários apropriados ao tema ao longo do programa.

Leitura e Produção científica

Considerando o caráter formativo do Programa de Psicanálise que não involve provas e testes mas integração e ressignificação do indíviduo, cada seminário teórico terá uma bibliografia básica entre artigos científicos e ou livros. As Obras Completas de Freud e outros textos clássicos de outros autores além de textos contemporâneos serão usados.

No caso dos Encontros de Escuta Analítica (encontros para discussão dos casos clínicos de Freud, outros casos clínicos da literatura clássica e eventuais casos clínicos contemporâneos). Exige-se de cada participante a produção textual de 1 Artigo de 12 a 15 páginas cada um referente aos conteúdos trabalhados em cada ano. A disciplina pessoal de pesquisa e produção textual contribuirá para melhor compreensão epistemológica e não permitirá ausências no processo de desenvolvimento teórico do programa.

Todos os artigos deverão ser feitos com base na literatura dos seminário presenciais e seguindo o manual de produção científica do NEIPSY.

No final da formação, um caso clínico narrativo deverá será entregue como trabalho final da formação. O NEIPSY utiliza o modelo de caso narrativo exigido para licença de psicanalista no estado de Nova York. O modelo encontra-se no manual do aluno além de todas as informações sobre o processo formativo.

Admissão

Requisitos:

- Comprovante acadêmico de graduação

- Contrato preenchido e assinado.

- Diplomas de estudos anteriores (se aplicável).

- Documento de identificação.

- Autorização de débito automático (se aplicável).

- Currículo profissional.

- Comprovante de residencia.

- Texto de uma página e meia, tema livre, formato Times New Roman, tamanho 12.

O processo de admissão no programa de formação em psicanálise obedece 4 etapas:

1. Preenchimento da inscrição no website, anexando o documento de identificação, comprovante de residência, comprovante de grau acadêmico mais alto e o texto de tema livre (em PDF ou JPG/JPEG).

Candidatos poderão mandar artigos ou textos acadêmicos já escritos. Não há necessidade de escrever algo novo.

Caso tenha dificuldades em anexar os documentos, por gentileza, entrar em contato conosco pelo WhatsApp 1 (774) 239-1444 ou pelo e-mail admissions@neipsy.org para orientação de como enviá-los.

2. Pagamento da taxa de inscrição no valor de $50.

3. Entrevista com o diretor do programa de formação em Psicanálise.

4. Assinatura do manual do analista em formação e da autorização de débito automático (se desejável).

Tendo todos os requisitos cumpridos e entrevista aprovada, você receberá uma carta de aceite do diretor do programa de formação em psicanálise e será cadastrado (a) no portal do aluno.
3 anos de duração
265 Franklin Street Suite 1702 Boston MA 02110
edu@neipsy.org
© 2024 Neipsy - New England Institute of Psychoanalysis